Tempo de leitura: 5min45seg
Tem desejo de abrir um negócio, mas ainda se sente inseguro para começar? Aqui na Incubare, transformamos sonhos e desejos empreendedores em ideias de negócios rentáveis e inovadoras. Aqui vão algumas dicas para você que está começando e quer moldar sua mentalidade para o caminho de sucesso.
Comportamento empreendedor
Muita gente fala sobre empreender e que muitas pessoas precisam ter um certo “espírito” empreendedor para se destacar no ofício. Acontece que todos temos um pé na arte de empreender. O problema é a constância e a formação do comportamento. Muitas habilidades que se reúnem para formar um bom empreendedor estão diretamente relacionadas às habilidades pessoais e interpessoais que você coleciona ao longo da vida.
Dentre essas habilidades a confiança, automotivação, pensamento holístico e gerenciamento de problemas estão em destaque. No geral, a compreensão está sobre entender os aspectos gerais da área, atreladas ao seu perfil empreendedor, a noção e conhecimento da operação dos setores que compõem uma empresa e a facilidade em notas coisas faltantes, tanto recursos materiais quanto humanos.
Modelo de negócio
Se você já possui segurança sobre seu perfil e comportamento empreendedor, já está na hora de entender qual o seu modelo de negócio. Pense no seu modelo de negócios como uma lista de características que compõem o tipo de mercado que você quer atuar. Se você pensar em vender móveis, estude e saiba as configurações do mercado imobiliário, se pensar em construir softwares, entenda como o mercado tecnológico funciona e se comporta.
Listando as características do seu mercado atuante, o modelo de negócios vai se construindo e mostrando seus diferenciais e de que forma ele vai se formar dentro do mercado atuante.
Viabilidade Financeira
Um dos pontos mais importantes e decisivos para a criação de uma empresa e do ato empreendedor é entender a viabilidade financeira do negócio. Se você planeja viajar no próximo mês para uma cidade específica, terá de levar em conta os gastos com a viagem, manutenção do carro e outros gastos prováveis. Calcular isso faz com que a viagem seja tranquila e prazerosa.
Planejar a viabilidade financeira não garante todos os passos saudáveis de uma empresa, pois o mercado é instável. Nesse momento, sua capacidade empreendedora ajuda a resolver dificuldades inesperadas.
Formalização da empresa
Tendo tudo em mãos, basta formalizar sua empresa e começar a operar. Dependendo do país, alguns processos são mais burocráticos, mas no geral você vai precisar:
- Verificar inadimplências fiscais (restrições em CPF, etc.)
- Verificar disponibilidade do nome da empresa
- Contratos (formalidades internas na empresa quando houver mais pessoas envolvidas, discriminando o que cada um vai fazer e qual parte possuem no negócio)
- Cadastro de Pessoa Jurídica, consulte o regulamento do seu país
- Alvarás para funcionamentos em espaços físicos
- Registro de Sindicatos e outras formalidades trabalhistas, se necessário