Você sabe o que significa incubadora de empresas e como funcionam? Presentes no mercado como uma grande porta de entrada para empresas iniciantes, principalmente startups e microempreendedores individuais, as incubadoras são como grandes mães desenvolvedoras de ideias inovadoras, atuando em micro e pequenas empresas em suas fases iniciais de desenvolvimento.
A ideia de incubadoras de empresas, como entendemos hoje, surgiu em meados de 1959 nos EUA, através do autor Joseph Mancuso, que escreveu dezenas de livros sobre empreendedorismo. Mas não foi através de seus livros que esse termo foi desenvolvido, e sim, através da criação da Batavia Industrial Center, armazém situado na Batavia, Nova Iorque.
Em 1980, o ramo de atuação foi se desenvolvendo, espalhando-se para o Reino Unido e Europa em diferentes formatos úteis, mostrando como fazer seu negócio prosperar. Mas seu avanço não parou por aí, os processos se tornaram cada vez mais sofisticados e inteligentes e fazem com que empresas, especialmente startups com vida média de 3-5 anos, sobrevivam ao longo do tempo recebendo inteligência e tecnologia de ponta.
O que é uma incubadora de empresas?
Uma incubadora de empresas é um empreendimento com o objetivo de auxiliar empreendedores no processo de fortificação da sua empresa, ou seja, ajuda empresas a se manterem no mercado através de ações para adquirir conhecimentos e habilidades no curso da gestão empresarial, que não podem ser aprendidas somente lendo livros de gestão empresarial.
Todo o processo de incubação inclui mecanismos que vão auxiliar os empreendedores a manter a competitividade das empresas no mercado atual, fator essencial para manter o processo de inovação nas empresas. As incubadoras, como grandes visionárias nesse sentido, estimulam a inovação através dos mecanismos de desenvolvimento no processo de incubação.
Estima-se que, apenas no Brasil, já existam mais de 369 incubadoras de empresas, incubando mais de 2,3 mil empresas e mais de 2,8 mil de empresas graduadas.
Processo de incubação
Toda empresa incubada passa pelo processo de incubação de empresas, etapas de desenvolvimento iniciais, intermediários e avançados para que uma empresa incubada se torne uma empresa graduada. O tempo de incubação de cada empresa varia de acordo com seu tipo de negócio. No geral, empresas de serviços e fabricação levam menos tempo para incubar, pois seus produtos já vêm prontos e exigem menos processos a serem refinados.
Pré-incubação
Na fase que antecede a incubação, as ideias de empresas e até mesmo projetos de empresas mais desenvolvidos recebem atenção especial para que todas essas ideias sejam discutidas. É nesse momento que as etapas de desenvolvimento do negócio são definidas, como uma linha cronológica de prioridades e passos-chave para que tudo ocorra bem.
Normalmente as ideias discutidas das empresas a serem incubadas já possuem potencial de negócio e apenas precisam ser esclarecidas quanto aos seus processos.
Pré-incubação
A empresa incubada, depois de definir suas etapas, recebe todo material de apoio necessário, seja ele operacional (infraestrutura, suporte técnico e administrativo, capacitação e acompanhamento) ou tecnológico (equipamentos modernos e outras ferramentas que oferecem vantagem competitiva).
Graduação
É quando a empresa está pronta para ser inserida no mercado comum e manter seu fluxo com mais autonomia. A empresa graduada pode manter relação com a incubadora ou seguir com mais independência, dependendo do seu objetivo.
As incubadoras ajudam as empresas a crescer e são reconhecidas como extremamente importantes na construção de empreendimentos, identificando problemas a serem solucionados de forma plena, atendendo demandas de mercado. Por isso, quanto melhor for a oferta de programa de incubação, maiores são as chances de sucesso.Se você é empreendedor e tem uma ideia escalável, sente que está pronto para entrar no mercado, temos uma ótima notícia para você bem aqui.
O que é uma empresa graduada?
As empresas graduadas por uma incubadora de startups são aquelas que passaram por todas as fases anteriores de incubação e estão prontas para serem inseridas no mercado comum.
É normal empresas se manterem conectadas com incubadoras que participaram do seu processo de desenvolvimento empresarial, seja pelo reconhecimento dos ensinamentos de como crescer financeiramente quanto pelos ensinamentos de como enxergar seu próprio negócio pelo potencial que possui.