Os benefícios das incubadoras de empresas são bastante explícitos e seus objetivos caminham perto, quando pensamos nos efeitos indiretos sobre a sociedade. As incubadoras conseguem fornecer grandes movimentações financeiras para o país, contribuindo com recolhimento de impostos e a economia no geral. Além disso, oferecem:
Criação de empregos e riqueza
Segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de 2016, instituto referência de pesquisa e ensino no mundo, 93,6% das empresas incubadas geram até 9 empregos cada uma, enquanto as graduadas somam 80,1% do total.
Ainda, dados do Banco Mundial indicam que quatro de cinco empregos são gerados por micro e pequenas empresas que passaram por incubadoras nos últimos anos. Essas mesmas empresas incubadas são mais propensas a inovar como forma de destaque no mercado, distribuindo riqueza na geração do crescimento econômico dos países em que estão situadas.
Na tabela abaixo, podemos ver alguns dados estatísticos de geração de emprego de empresas incubadas e graduadas, de acordo com a classificação de número de empregados.
Apoio à comunidade empreendedora
Há grandes empreendedores com ideias valiosas, mas que não encontram recursos suficientes para desenvolvê-las. Dentre os objetivos das incubadoras de empresas, contribuir com o cenário desses novos empreendedores é um modo de alimentar a renovação do ciclo do atendimento das demandas sociais por serviços e produtos cada vez mais inteligentes, superando o desafio do engajamento que tanto preocupa o ambiente empreendedor.
Acesso a tecnologia como produto
Existem muitas ideias a serem implementadas socialmente que ainda estão em fase de desenvolvimento nas incubadoras de empresas, parques tecnológicos e aceleradoras de startups. A cada nova ideia de negócio ou projetos mais consolidados que passam pelo processo de incubação, o benefício social é imediato, pois as empresas podem oferecer seus produtos em troca de um preço justo.
Diversificação da economia local
Quanto mais empresas são graduadas, maior é a diversificação da economia local, pois o rendimento econômico se nutre de diferentes fontes, tornando a economia mais estável em períodos em que existem trocas de demandas por produtos do mercado. nesse sentido, as incubadoras viram uma espécie de programa de apoio à economia local, por prover recursos para que essa diversidade existe.
Construção ou aceleração do crescimento de indústrias locais
Quanto menor for o campo de análise de crescimento e desenvolvimento de empresas, mais podemos perceber que o fator da demanda não é suficiente para que um negócio prospere. Se a empresa não tiver um plano traçado com antecedência e clareza, ela pode morrer cedo.
Quando a pequena ou micro empresa possui respaldo de conhecimento e tecnologia, através dessas grandes auxiliares de negócios, fica mais fácil estabelecer referência e tranquilidade, pois caminhos são encurtados e processos se tornam mais objetivos e pontuais.
Criação e retenção de negócios
Estudos da International Business Innovation Association – INBIA e da OCDE sugerem que cerca de 80% dos graduados permanecem atuando no mesmo local onde foram incubados, ajudando no desenvolvimento e na dinâmica econômica local, provando que empresas graduadas recebem os benefícios pretendidos.
Isso tudo gira em torno do panorama de que os principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso dos empreendimentos são os próprios empreendedores, pois as incubadoras conseguem reter conhecimento e trabalhar a maturidade nas sociedades, fornecer conhecimento técnico sobre produtos e desenvolver habilidades gerenciais importantes.
Outro ponto é a sintonia que a incubadora estabelece com o meio que a empresa incubada está inserida, fazendo com que permaneça na área de inovação em ecossistemas.