Tempo de Leitura: 8min45sec
Palavras-Chave: IA, robótica, internet das coisas, automação industrial, tendências tecnológicas estratégicas
O mundo tem se desenvolvido em um ritmo cada vez mais rápido e a tecnologia é uma das vertentes sociais que mais se beneficia deste ritmo acelerado. Estar por dentro das tendências tecnológicas, é estar informado e, além disso, estar um passo à frente da concorrência. Inteligência artificial, robótica, a internet das coisas, automação industrial, entre outros, são apenas algumas das novidades que se apresentam para esse ano de 2021. Todas essas tendências tecnológicas servem como tecnologias estratégicas para que startups e empresas tradicionais se mantenham ativas na modernidade dos negócios.
Vamos conferir 5 dessas grandes tendências tecnológicas para que você fique por dentro e não perca uma oportunidade.
IA
A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que procura imitar a forma como o cérebro humano processa informações e comportamentos, para fins de automação de processos que demandam muito tempo nosso de análise e considerações. Levando em conta que o julgamento humano sobre a realidade pode ser falho com mais frequência, a necessidade de usar uma inteligência artificial é de tamanha importância, que estudos que envolvem maior complexidade, como é o caso da análise rápida e inteligente de dados sobre a COVID-19, podem ser beneficiados até cinco vezes mais, de acordo com a capacidade de transmissão e análise de dados.
Esse tipo de tecnologia já está conosco há um tempo, mas agora ela será mais rápida, inteligente e responsável. Já estamos chegando à fase de operacionalização de algoritmos e sistemas de computação desenvolvidos sob a inteligência artificial. Casos como o da machine learning e otimização e processamento de linguagem natural (PNL) são algumas das vertentes de especialização que a inteligência artificial nos oferece, tornando a máquina uma grande aliada ao homem em tempos de crise e de grande boost empresarial
Cloud computing
O cloud computing é um termo que se refere ao uso de recursos de computação via internet, sem a necessidade de recursos físicos integrados (os famosos hardwares). Essa é uma das tendências tecnológicas que a própria Inteligência Artificial se beneficia, pois pode acessar maior porte de dados em uma rede de acesso rápido e de forma constante, sem necessidade de terceirizar o serviço pelas mãos humanas.
Além disso, muitas empresas contam com esse recurso para aumentar o nível de segurança de seus dados e de seus clientes, pois dispositivos físicos sofrem muito mais a ação do tempo e outros fatores naturais do que esse recurso online.
Hiperautomação
A hiperautomação também está dentro do sistema de machine learning. Trata-se de automatizar ainda mais processos, para que computadores consigam acessar informações e tomar decisões, de acordo com padrões pré estipulados. O conceito de machine learning é que a própria máquina aprenda através das informações que são concedidas a ela. Dessa forma, quanto mais informação a máquina tem acesso, mais ela aprende e, consequentemente, mais independência ela vai criando, chegando ao ponto de aprender por conta própria conhecimentos necessários para desempenhar melhor suas funções.
De igual forma, a hiperautomação serve para prevenir grandes falhas humanas e tornar processos mais fluidos, rápidos e inteligentes.
Realidade aumentada
Outra tendência tecnológica de peso é a realidade aumentada. Também conhecida como realidade virtual, essa tecnologia sempre foi mais utilizada em jogos, mas áreas da educação e do marketing tem visto grandes possibilidades de trabalho para essa tendência. Acontece que fornecer uma experiência do usuário mais fiel e prazerosa pode ter chances maiores de conversão para propósitos específicos.
Essa tecnologia trata de permitir ao usuário experiências quase reais através de estímulos sensoriais. Já existem cinemas, conhecidos como cinemas 4D, que procuram promover experiências ainda mais diretas, envolvendo sentidos como tato e olfato.
Internet dos comportamentos (iob)
O pote de ouro da área de vendas é saber exatamente o porquê seus clientes fazem o que fazem e compram o que compram. Cada vez mais, informações sobre nosso comportamento de consumo são exploradas por empresas de inteligência de mercado. Das tendências tecnológicas que foram citadas aqui, a internet dos comportamentos é uma das variantes a mais ser cuidada pelos empresários, pois informação é poder no mundo dos negócios.
Acompanhe o portal Startup SA para receber notícias atuais sobre o mundo dos negócios, empreendedorismo e tecnologia. Vamos crescer juntos com o mundo da informação!